segunda-feira, julho 06, 2009

EDWIN GORDON X KEITH SWANWICK - O ensino da Música

No ensino da música há diversas teorias, iremos trabalhar inicialmente com duas vertentes do pensamento da pedagogia musical. O primeiro é Edwin Gordon, “Toda a aprendizagem, e a música não é exceção, começa pelo ouvido e não pelo olho” Assim, para Edwin Gordon, é fundamental começar por ouvir música, de preferência de características diferentes, tendo como preocupação que ela seja executada por músicos de qualidade.
Para o pedagogo americano, a música a ouvir não tem que serde nenhum género específico. A teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon tem implícita a distinção entre aptidão musical e aquisição deconhecimentos musicais. Segundo ele, a aprendizagem musical deve ser adaptada aos diferentes níveis de aptidão musical de cada aluno. Deste modo, sentiu a necessidade de desenvolver: Testes de aptidão musical – destinados a avaliar opotencial musical do aluno para aprendizagens futuras.

Os testes de aptidão musical têm como objetivo principal diagnosticar para melhorar a instrução, adaptando-a às necessidades individuais.
“Todos podem fazer música, emboranem todos atinjam igual nível”
Edwin Gordon. Learning Sequences in Music: Skill, Content and Patterns. Chicago: GIA Publications,19932 Helena Rodrigues. Thank You, Doctor Gordon, in APEM Boletim n.º 88. Lisboa, 1996, pp. 8 - 141

Gordon critica o ensino tradicional que se dirige á mediania dos alunos, o que, em sua opinião, faz com queos mais fracos fiquem frustrados e os mais aptos desmotivados.“A forma como normalmente a música é ensinada é retrógrada; ensina-se como se foi ensinado, com muitos erros metodológicos” “a capacidade para ouvir e compreendermusicalmente quando o som não está, nem nunca esteve, fisicamente presente.
Para Edwin Gordon a verdadeira apreciação musical exige compreensão, no sentido de que aprender música é serguiado de forma a dar significado àquilo que se ouve. Perante o mesmo excerto musical pode exercer-se a capacidade de audiation em termos de compreensão tímbrica, harmónica, melódica ou rítmica.

Embora sem comunicação, a música não é uma linguagem, uma vez que não é imediata a associação entre som e símbolo. No entanto, o seu processo de aprendizagem deve ser idêntico ao processo de aprendizagem de uma linguagem. Neste contexto, ele dá especial relevância à imitação,pois considera-a a base do desenvolvimento da aprendizagemmusical e compara este processo de aprendizagem ao da aprendizagem de uma linguagem.

Uma criança deve compreender antes de repetir, não reduzindo, desta forma, a imitação a um processo exclusivo dedesenvolvimento da memória. Assim, o aluno deve ser capaz:
1.º ouvir fisicamente;
2.º ouvir interiormente;
3.º reproduzir os motivos que vai ouvindo.

Este processo vai-se tornando mais complexo à medidaque a aprendizagem vai avançando, o mesmo acontecendo coma consciência musical daquilo que se ouve.“Imitar é aprender através dos ouvidos dos outros. ” Toda a aprendizagem, e a música não é excepção, começa pelo ouvido e não pelo olho.”

O objectivo da teoria da aprendizagem musical de Gordon é ensinar aos alunos como compreender, através da audiation, a música que estão a ouvir, que já ouviram e que irão ouvir. Deste modo, o pensamento musical estará em vantagem sobre o pensamento acerca da música.

Para Gordon, a teoria da aprendizagem musical é evolutiva. Combina conhecimentos sobre aprendizagem musical sequencial, sobre aptidão musical e sobre audiation. Para que isto aconteça, os professores devem se envolver no processo de ensino e ensinar aos alunos aquilo que eles próprios necessitam de aprender. Devem-se considerar “professores estudantes”.
As actividades de aprendizagem sequencial constituem, pois, uma espécie de vocabulário musical que ajudam o aluno aencontrar a sintaxe daquilo que ouve.S equências da aprendizagem musical Na teoria da aprendizagem musical de Gordon há duas sequências de aprendizagem musical:

1- Aprendizagem sequencial de conteúdos melódicos(tonal content learning sequence), que inclui aaprendizagem sequencial de padrões melódicos;
2- Aprendizagem sequencial de conteúdos rítmicos(rhythm content learning sequence), que inclui aaprendizagem sequencial de padrões rítmicos.


KEITH SWANWICK tem uma abordagem expressionista dos objectivos principais da sua pedagogia. A música é abordada na sua vertente emocional. Para Swanwick a música é uma forma de cada um manifestar os seus sentimentos. A sua preocupação centraliza no desenvolvimento de uma educação estética que privilegie o relacionamento humano e contribua para um crescimento harmonioso de todos. A improvisação está inserida num conjunto de cinco postulados que se relacionam e completam entre si: C –composition (composição), (L) – literature studies (literatura sobre música ou literatura musical), A – audition (audição), (S) –skill aquisition (aquisição de competências) e P – performance(desempenho). A composição, audição e desempenho (C, A e P) pertencem à categoria de atividades de avaliação estética, enquanto que a literatura musical e a aquisição de competências são atividades cimentadoras das anteriores. Para Swanwick todo e qualquer conceito a ensinar deve passar pela realização de atividades de composição, audição apoiadas pela informação literária sobre o conceito e aptidões relacionadas com o conceito.
A improvisação deve, pois, estar sempre presente no ensino da música, podendo e devendo ser utilizada como forma de proporcionar aos alunos experiências ricas e criativas que lhes desenvolvam o sentido estético e lhes permitam encarar o mundo e a sociedade onde vivem de outra maneira.

Um comentário:

  1. Achei muito interessante esse artigo e espero que tenham mais =)
    Acho a teoria de Swanwick bastante válida para aplicar-la metodologicamente por a educaçãoque não estimular a criatividade.Em pleno século XIX não se é dado o valor necessario a música e as maravilhas que ela pode desenvolver.

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Oi,