terça-feira, junho 30, 2009

Para tocar bem flauta doce

São habilidades desenvolvidas através da música: Senso Auditivo, Senso Cognitivo, Senso Rítmico, Destreza manual, Destreza e expressão corporal e psico-motora, Organização espacial, Autodisciplina, Memória, Sentido crítico e auto-crítico, Raciocínio lógico, Sentido rítmico e melódico, Criação rítmica e melódica/criatividade, Expressão vocal e Expressão instrumental, bem como a socialização, sensibilação e formação de caráter.

Reconhecimento das Flautas-Doce Soprano, Contralto, Tenor, Baixo e Sopranino, suas partes, seu funcionamento e sua manutenção. Postura corporal, posição dos dedos e lábios
Técnicas (exercícios) de execução e respiração . Técnicas de Articulação - língua/sopro, portato, Stacatto, Legato, non Legato, etc... Leitura rítmica em compassos simples e compostos
Emissão de sons agudos, uso do polegar esquerdo. Ligaduras, fraseados, andamentos, (largo, adágio, andante, allegro, etc...) Execução do instrumento com acompanhamento
Técnicas de execução nas posições auxiliares. Ornamentações - trinados, apojaturas, mordentes, etc... Técnicas de trinados e de vibretos . Escala e tonalidades . Transposição e Modulação
Técnicas de agilidade e afinação . Escalas -Arpejos- Exercícios de Progressões (3a , 4a ...)

Para paerfeiçoar a técnica indicamos:

Métodos: Iniciacion a la flauta Dulce - Tomo I, II e III - Judit Akaschky/ Mário Vilela
Método para Flauta-Doce Soprano - Helmut Mönhemeyer (Curso básico)
Método completo para Flauta-Doce Contralto Tomo I e II - Mário Vilela
Método per Flauta Contralto - Ricordi

Recursos: Meu 1o caderno de Flauta-doce - Maria Aparecida Mahle
Minha Doce Flauta-doce - vol II e III - Mário Mascarenhas

Técnicas contemporâneas:
http://www.4shared.com/get/34490524/8e2be592/Tcnicas_Contemporneas_Para_Flauta_Doce.html

Flauta de 35 mil anos é o mais antigo instrumento musical



Fonte: Jornal O Estadão

Objeto feito de osso de abutre foi achado na mesma caverna da mais antiga escultura do corpo humano

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

Uma equipe liderada pelo arqueólogo Nicholas Conard, da Universidade de Tübingen, montou a flauta a partir de 12 fragmentos de osso de abutre, espalhados por uma pequena área da caverna de Hohle Fels, no sul da Alemanha.

Juntas, as peças formam um instrumento musical de 22 centímetros com cinco furos e uma extremidade em forma de "V". Coranrd disse que a flauta tem 35 mil anos de idade.

É, sem dúvida, o mais antigo instrumento musical do mundo", disse o arqueólogo.
Outros arqueólogos concordaram com a avaliação de Conard.

A arqueóloga especializada no período paleolítico April Nowell, da Universidade de Victoria, no Canadá, disse que a data da flauta é anterior à de outros instrumentos, "mas não tão mais antiga que chegue a ser surpreendente ou polêmico". Ela não tomou parte no trabalho de Conard.

A flauta de Hohle Fels é mais completa e um pouco mais velha que fragmentos de osso e marfim de sete outras flautas, também encontradas no sul da Alemanha e documentadas por Conard e colegas nos últimos anos.

Outra flauta, descoberta na Áustria, teria 19 mil anos, e um conjunto de 22 flautas encontradas nos Pirineus franceses foram datadas de 30 mil anos atrás.